iPhone 3G: serviços de software ganham destaque

Lançamento do iPhone 3G mais importante que o do modelo original, dizem analistas

Vários analistas consideram que os serviços de software que acompanharam o lançamento do iPhone 3G fazem com que ele seja mais significativo do que o da primeira geração do equipamento.

Desta vez a Apple apostou forte no software, disponibilizando praticamente em simultâneo o firmware 2.0 do iPhone, a loja de aplicações App Store e o serviço MobileMe, que veio substituir o .Mac.
Citado pela "PC World", Michael Gartenberg, vice-presidente e director de pesquisa da JupiterResearch, justifica que este lançamento é «claramente mais importante» porque «desta vez não é apenas o hardware, é realmente o software que importa».
Já Ross Rubin, director do NPD Group, explica que «estrategicamente, o iPhone 3G é mais importante porque marca o arranque de uma plataforma. A Apple é uma empresa de plataformas e terá o mesmo sistema operativo a correr no iPhone, Apple TV e nos Mac», explicou.
Gartenberg destaca em particular a capacidade de sincronização adicionadas quer através do suporte para Microsoft Exchange, quer através do MobileMe, que permite sincronizar a enviar dados via "push" de e para vários dispositivos.
«Aquele que controlar a sincronização controla o mundo, e a Apple controla a sincronização com a vida empresarial e pessoal», afirmou o vice-presidente da JupiterResearch.