A Sun Microsystems divulga no Brasil seus últimos lançamentos. Entre as novidades, destaca-se o SPARC Enterprise T5440, servidor lançado em parceria com a Fujitsu.
O servidor tem chip multi-threaded (CMT), que economiza energia, e possui sistema operacional Solaris. A máquina oferece desempenho até quatro vezes maior, em relação a seus concorrentes, com custo até 80% menor, garante a Sun.
“O SPARC T5440 redefine a computação empresarial no setor midrange, pois é o primeiro a oferecer a escalabilidade dos tradicionais sistemas com desempenho e eficiência energética da arquitetura UltraSPARC T2 Plus”, detalha Silvio Pereira, diretor de Prática de Sistemas da Sun Microsystems do Brasil.
Outro lançamento é o servidor entry-level SPARC Enterprise M3000, também fruto da parceria com a Fujitsu. Equipado com processador SPARC64 VII quad-core e sistema operacional Solaris 10, o equipamento assegura desempenho empresarial e RAS com missão crítica em footprint ultra-denso.
O servidor herda os recursos de missão crítica da família de servidores SPARC Enterprise, baseadas no SPARC64, para oferecer confiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção (RAS) em sistemas abertos ultra-densos por um preço de nível de entrada. Os novos sistemas são ideais, segundo a Sun, para aplicações empresariais single-threaded, como bancos de dados, BIDW, ERP e CRM.
A companhia também anuncia o novo Blade Server Sun Netra CP3250 ATCA, com Intel Xeon e voltado ao mercado de telecomunicações, e o OpenSSO Enterprise, solução para administração de acesso e segurança em serviços na web.
O software foi desenvolvido em colaboração com o OpenSSO, projeto mundial de código aberto e gestão de identidades.