Novo Ubuntu oferece suporte a redes 3G
O sistema gratuito pode ser gravado em um pendrive para ser utilizado em qualquer computador
O Ubuntu 8.10 vem com um gerenciador que torna simples a tarefa de detectar redes e conectar-se à internet
Os usuários de PCs que sempre ouviram falar de software livre e do sistema operacional Linux mas nunca ´ousaram´ experimentar essa solução no lugar do seu bom e velho Windows, têm agora, no lançamento do sistema Ubuntu 8.10, a oportunidade de conhecer um dos sistemas alternativos (e gratuitos) que oferecem a melhor interação com o usuário leigo. O Ubuntu 8.10 (edição conhecida como ´Intrepid Ibex´) foi lançado na última quinta-feira trazendo novidades que o aproximam mais ainda de quem não é um expert em computação mas mesmo assim deseja usufruir do software livre.
Antenada com o estilo de vida digital dos usuários que hoje têm diversos tipos de conexão à sua disposição para o acesso à internet, a nova edição do Ubuntu já vem configurada para o uso de redes de banda larga 3G. Assim, os usuários podem migrar harmoniosamente de redes com fio e Wi-Fi para redes de celular 3G em seus computadores. O sistema vem com um gerenciador de rede que torna simples a tarefa de detectar e conectar-se a redes 3G. Este recurso é programado para detectar automaticamente os dispositivos mais populares utilizados nas conexões 3G – como o modem 3G embutido, o dispositivo móvel USB, um celular ou o acesso sem fio via Bluetooth.
A própria adoção e o uso do Ubuntu estão mais facilitados a partir desta edição. Até as versões anteriores, a instalação do sistema era feita por CD ou DVD. Agora, o usuário pode gravar o Ubuntu dentro de um pendrive. Com o acesso via porta USB, esse recurso permite que você leve o sistema para todos os lugares, para conectá-lo e usá-lo em qualquer máquina. O sistema também ganhou o recurso de ´Sessões Guest´, que possibilita o compartilhamento temporário do computador com outra pessoa, sem comprometer a segurança do sistema nem as preferências do usuário principal. A interação com dispositivos externos foi aprimorada, como por exemplo, a melhor no sistema de gerenciamento drives externos – boa solução principalmente para usuários de mininotebooks (netbooks) que precisam conectar o aparelho a outros dispositivos de armazenamento.
São facilidades como essas que fazem com que o Ubuntu seja visto, por quem acompanha o mundo do código aberto, como a melhor opção para os usuários não acostumados com o sistema, por sua simplicidade e praticidade. ´O Ubuntu parece ter a nobre missão de conquistar corações e mentes até então insensíveis para as reais possibilidades que um sistema operacional gratuito pode propiciar´, afirma o webdesigner Adriano Macêdo.
´O Ubuntu 8.10 é um bom avanço de um sistema que pretende atingir o usuário final de forma simplificada. Não é algo voltado para os nerds, nem para os geeks, nem para as outras dezenas de expressões moderninhas usadas para definir quem-é-quem no meio dos aficcionados por informática´, acrescenta o webdesigner, que também lamenta a falta de soluções voltadas para sua área de atuação profissional. Enquanto não ganha programas de empresas como a Adobe mais voltados para o público que trabalha na área gráfica e de webdesign, o Ubuntu serve muito bem ao usuário doméstico. O sistema rival do Windows já vem com o pacote de aplicativos para escritório OpenOffice.org, incorporando bons programas de edição de texto, planilhas e apresentações, entre outros. O Ubuntu 3.10 pode ser obtido no site www.ubuntu.com (por download ou solicitação de CD de instalação). No link ‘‘instala.notlong.com’’ há um guia passo-a-passo da revista PC World ensinando como instalar o sistema.