A Microsoft finalmente parou de vender licenças para seu sistema operacional Windows 3, lançado há mais de 18 anos.
Segundo o site TechRadar, o sistema operacional icônico ajudou a companhia a conquistar o público de PC trazendo interface gráfica para toda uma geração no início da década de 90.
É intrigante, entretanto, saber que depois do lançamento de tantas versões mais novas, as licenças de Windows 3 ainda fossem vendidas. O assunto é esclarecido pelo site inglês da BBC, que afirma que mesmo tendo cessado seu suporte ao Windows 3 no fim de 2001, a Microsoft ainda encontrou muito interesse de consumidores no sistema por suas diminutas exigências de hardware.
O Windows 3 até hoje equipa máquinas registradoras, sistemas de bilhetagem ou ainda máquinas de entretenimento a bordo de aeronaves. Comparativamente, o Windows 3 requer de sua máquina apenas 2 MB de memória RAM, contra os 512 MB mínimos exigidos pelo glutão Windows Vista, o mais atual sistema da Microsoft.
Em outros aspectos como consumo de espaço em disco, as diferenças são assustadoras: 7 megabytes contra 20 gigabytes. Some-se isso ao fato do Windows 3 ser 100% compatível com programas antigos para o MS-DOS e encontra-se a resposta para a contínua adoção do Windows 3, 18 anos após seu lançamento.
Mesmo com o Vista no mercado, o Windows XP ainda equipa grande parte das máquinas, e versões ainda anteriores, como o Windows 95 (substituto do Windows 3) e Windows 98 também possuem público até hoje.
O especialista Stefan Berka, do GUI Documentation Project, afirmou ter reinstalado recentemente o Windows 3.11 e se surpreendido com os resultados. Após a configuração e a reinstalação de alguns drivers, o sistema rodou bem e era carregado em apenas alguns segundos.
Contudo, Berka recomenda aos usuários interessados em uma experiência do gênero não apostarem no Windows 3.11 para navegar na internet, já que ele não foi preparado para os atuais ataques hackers e outras ameaças de hoje.
Por ser software proprietário, o Windows 3 não é encontrado legalmente para download. Para não recorrer à pirataria, é preciso ter os discos da época para o instalar. FONTE: Geek