BRLix: lançado Sistema Operacional made in Brazil

O que é o BRLix?

O BRLIX é uma distribuição GNU/Linux (sob licença GNU-GPL - General Public Licence), que terá como principais compromissos fornecer uma opção em software livre de um sistema operacional Linux amigável e seguro, contribuir para a inclusão digital e para a redução da pirataria de software. O BRLIX em conjunto com outros aplicativos também em software livre a serem selecionados pela equipe de desenvolvimento possibilitarão a oferta de soluções eficazes, amigáveis e seguras, que não exigirão dos usuários conhecimentos técnicos de informática e possibilitarão o aproveitamento de seus conhecimentos e experiências com sistemas operacionais e programas proprietários.

A opção pelo BRLIX além de atender as necessidades da maioria usuários, permirá baratear os custos de iniciativas de inclusão digital (evitando ou reduzindo o investimento em softwares proprietários), de informatização de escolas, de empresas, etc. Além disso, por ser uma distribuição Linux ele reduzirá drasticamente (no caso do usuário comum) ou eliminará totalmente a preocupação com vírus ou programas mal intencionados (no caso de redes com administradores com conhecimentos de informática).

O BRLIX GNU/Linux é a nova designação da seqüência de distribuições Linux oriundas do projeto de pesquisa chamado FAMELIX GNU/Linux. Desenvolvido pela mesma equipe, o BRLIX pretende ampliar ainda mais o alcance e o sucesso obtido pelo FAMELIX e, com isso, dar uma contribuição ainda maior para o conforto dos usuários, a redução da pirataria, o desenvolvimento do setor de informática e a inclusão digital no mundo. FONTE: http://brlix.com.br/

Sistema livre criado em SC 'imita' Windows e faz sucesso

Um sistema operacional livre produzido numa pequena cidade de Santa Catarina vem fazendo sucesso entre os internautas. O BRLIX já conta com cerca de 13 milhões de downloads em todo o mundo, menos de um mês depois de seu lançamento.

Criado por professores e alunos da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), município de 30 mil habitantes localizado a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, o BRLIX GNU/Linux é a chamada "seqüência" de um projeto de pesquisa chamado FAMELIX, que já contou com 26 milhões de downloads em cinco idiomas.

O novo projeto, desenvolvido pela mesma equipe, conta com uma interface e recursos muito semelhantes ao Windows Vista. E nasceu com o objetivo de auxiliar no combate à pirataria e na inclusão digital de comunidades, segundo o professor David Emmerich Jourdain, alemão radicado no Brasil e um dos criadores do sistema.

"Vivemos diante de uma geração Windows. Muitas pessoas não conseguiram se familiar ao Linux devido aos seus comandos serem muito distintos", afirma. "Com o nosso software, utilizamos interfaces muito semelhantes, para que o usuário possa optar por softwares livres de forma natural".

O painel de controle e suas principais funções, o acesso às pastas e arquivos do computador e até a apresentação são realmente quase idênticos ao software da Microsoft. "Não competimos com o Windows, conhecido por 90% dos usuários de todo o mundo. Nos adaptamos para criar uma plataforma livre e convencer o usuário", diz o professor. "A diferença é que o BRLIX é de graça".

Segundo David, o software brasileiro apresenta alternativas que facilitam o aprendizado, além de permitir que usuários que já conhecem o Vista ou o XP não se sintam "perdidos" no novo sistema operacional. "Além de atender as necessidades da maioria dos usuários, o BRLIX pode reduzir sensivelmente os custos de iniciativas de inclusão digital, por exemplo, evitando o alto investimento em softwares proprietários", acrescenta. FONTE: Terra, Fabrício Escandiuzzi

Download

Você pode fazer o download do BRLix gratuitamente e, se quiser ajudar os desenvolvedores a continuar a trabalhar no BRlix, você pode pagar por um pré-lançamento, onde você irá receber antes de todos os lançamentos do BRLix, você terá uma prioridade sobre o apoio, e você pode sugerir novas melhorias para o BRLix.

Download Gratuito Clique aqui: Download

Download Pago Clique aqui : Download

COMPRAKI

QUER COMPRAR O CD DESSE PROGRAMA?


Para adquirir o CD deste programa clique no BOTÃO COMPRAR abaixo. Para sua tranquilidade o pagamento é feita através do PagSeguro UOL.
Confira no banner abaixo as formas de pagamento disponíveis
Para saber mais sobre as regras de compra e envio clique aqui




















Ocorreu um erro neste gadget